“Como Não Morrer de Fome em Portugal”, Lucy Pepper

capa

PEPPER, Lucy – Como Não Morrer de Fome em Portugal, Lisboa, Objectiva, 2016

Sinopse: Um retrato cómico de Portugal sob o olhar atento e sátiro de uma inglesa. Lucy Pepper é acutilante, divertida e certeira na capacidade que tem para nos descrever, sem nunca denegrir, apontando sempre os nossos pontos fortes e o nosso enorme capital para melhorar enquanto povo e país.

 

Opinião: Utilizando a gastronomia portuguesa como fio condutor, Lucy Pepper dá-nos um conjunto de histórias e peripécias que tem vivenciado na sua vida em Portugal, e que só mesmo o cultural clash lhes poderia retirar o carácter rotineiro que já têm aos olhos de um português. Desde a família, aos vizinhos, aos comportamentos, ao clima, ao modo de vivenciar as festas, nada escapou. E, claro, sempre com uma comidita pelo meio. O que o livro faz, no fundo, é reunir características comuns à maioria dos portugueses, sendo que por “comuns” não se pretende “a todos”. Apanhei-me a acenar a cabeça numa concordância indignada em relação ao facto de as casas se tornarem geladas durante o Inverno, quando tal não acontece em outros países bem mais frios. Dei graças por não me encontrar sozinha na minha opinião em relação à tirania da sopa, e discordei sobre a bola de Berlim na praia não ser das coisas mais apetecidas de sempre. Tive várias reacções, mas todas elas tiveram algo em comum: ri-me, que é afinal um dos principais propósitos deste livro.

A escrita é despretensiosa e a narrativa leve, em consistência com o propósito do livro. Falharam algumas gralhas e pontuação, que caiem mais no âmbito da revisão que da escrita. Trata-se de uma leitura fácil e divertida, particularmente boa para o final de um dia cansativo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s