Contos de Carina Rosa

um presente inesperado.jpg

Um Presente Inesperado: Dos contos da Carina que já li, foi o que menos gostei. Trata-se de uma história curta, narrada em primeira pessoa, e centrando-se no Natal de um canídeo (um Yorkshire, arrisco?). Não tendo outras personagens que ganhem particular destaque, nem um enredo que seja independente das emoções do narrador, o facto de o leitor gostar ou não da narração tem grande influência em se gostar ou não do conto. Por aqui, suponho que já dará para compreender que não gostei da narração: considerei a personagem do cão mal construída. O seu pessimismo, a convicção de que seria abandonado pelos donos e o ódio que afirma ter pelo Natal parecem surgiu ali sem qualquer contexto ou razão, apresentando-se no animal como sendo aleatórios, algo que não apreciei. Talvez se tivessem havido alguns indícios mal interpretados pelo cão – e através dele pelo leitor – as suas reacções e suposições não me tivessem parecido tão descabidas. Por outro lado, a forma narrativa apresentou algumas dificuldades em caracterizar o cão como sendo um cão. Apesar de se referir a um rabinho que abana e às patas, no seu geral a forma de se exprimir apresente características que associamos muito mais depressa a um ser humano. Ou seja, não tive a impressão de ser um cão o narrador, apesar de ser essa a proposta.

Disponível gratuitamente em:

https://www.smashwords.com/books/view/597089

a rapariga do lago.jpg

A Rapariga do Lago: O mais longo, até ao momento, dos contos disponibilizados gratuitamente pela autora centra-se no despoletar do romance entre um músico cego e uma jovem pressionada a ter de escolher entre seguir uma carreira que lhe trará garantia financeira e aquela que é a sua vocação. Apesar de ser um dilema que conheço bem, não houve grande identificação, provavelmente devido ao modo como a carreira de Medicina foi tratada: reflectindo a ideia ainda muito vincada de que é uma garantia de riqueza, algo que já não coaduna com a realidade. Trata-se de um ponto onde o conto apresenta bastantes ideias pré concebidas que não correspondem à realidade, destacando-se, por exemplo, a afirmação da mãe da protagonista de que o pai lhe conseguiria arranjar um emprego no hospital onde trabalha: nada mais longe da verdade, em particular caso se trate de um hospital público, detalhe que não fica explícito na narrativa.

A relação entre Luísa e Luís tem um desenvolvimento crescente, não havendo etapas demasiado apressadas, nem momentos demasiado longos. Julgo já o ter dito em privado, mas convém também dizê-lo em público: considero os diálogos como sendo o ponto forte desta autora. A Carina consegue que as trocas de palavras entre as suas personagens fiquem naturais, agradáveis de ler, e esclarecedoras sobre as emoções e situações vivenciadas pelos seus protagonistas.

Também o final saliento como sendo algo positivo, não tanto pela escolha que Luísa fez (apesar de, pessoalmente, ter achado ser a correcta e aquela que esperava que ela tomasse), mas principalmente por a ter feito mais por ela própria, por aquilo que deseja e pelo seu talento, e não tanto pelo rapaz por quem se apaixonou.

Disponível gratuitamente em:

https://www.smashwords.com/books/view/576633

olhos de vidro.jpg

Olhos de Vidro: Ambientado no mundo do espectáculo, o conto centra-se na situação psicológica da sua protagonista que, embora nunca tal seja dito especificamente, julgo que poderemos concluir encontrar-se relacionado com um distúrbio de personalidade. A protagonista é demonstrada como uma personagem complexa, cuja situação e escolhas a levam a um final trágico, mas lógico. Através das descrições e diálogos, a narrativa cria imagens bonitas e teatralizadas, em consonância com o ambiente. Destes três contos disponíveis julgo ser este o melhor conseguido.

Disponível gratuitamente em:

https://www.smashwords.com/books/view/503449

Advertisements

3 thoughts on “Contos de Carina Rosa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s