“Bifes Mal Passados”, João Magueijo

capa

MAGUEIJO, João – Bifes Mal Passados, Lisboa, Gradiva, 2014

Sinopse: Um roteiro de cómicos fins-de-semana mal passados e tentativas frustadas de fazer férias em Inglaterra serve de ponto de partida para uma viagem pela cultura anglo-saxónica, como vista pelos olhos de um português. Invertendo os papeis dos clássicos relatos tão característicos da antropologia colonial britânica, tratando os ‹‹bifes›› do século XXI como eles tratavam os ‹‹cafres›› no século XIX, ‘Bifes Mal Passados’ é alternadamente hilariante e sério, convidando a uma reflexão sobre a identidade cultural, e incitando os portugueses a despojarem-se de complexos de inferioridade.

Opinião: Vivendo há uns anos em Inglaterra, o autor resolveu expressar o seu amor-ódio por este povo e cultura num livrinho (e o –inho é propositado, visto que temos letras granditas, poucas páginas e um preço que podiam muito bem ser mais baixo) de cariz sarcástico, depreciativo e humorista. Nota-se na relação de Magueijo com a Inglaterra o mesmo sentimento com que um português a viver em Portugal fala mal da sua terra. E é neste ambiente que vamos lendo pequenas histórias-relatos e curtas considerações sobre as características do povo inglês: desde hobbies à sociedade, hábitos alimentares, bebida, sexo, educação, e tudo por aí fora.

A linguagem coloquial, com o uso recorrente ao calão, que ficaria aqui muito bem não fosse por vezes a sensação de artificialidade. Talvez seja por estar habituada às ruas do Porto, onde o calão é quotidiano, senti falta neste registo da naturalidade a que estou acostumada.

Trata-se de uma leitura rápida, divertida, e não recomendada a quem a deseja levar a sério.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s