“O Caderno Vermelho”, Pedro Cipriano

capa

CIPRIANO, Pedro – O Caderno Vermelho, [s.l.], Pedro Cipriano, 2014

Sinopse: Ao iniciar a viagem, o neófito nada entende, pois não consegue ver. Está cego e não o sabe. Os símbolos em que está imerso são como um livro, só o pode ler quem o souber decifrar. O conteúdo só está acessível a quem tem vontade e uma mente aberta.

A abertura de horizontes não é um processo reversível. Não é possível voltar a dormir depois de se ter acordado completamente, assim como não é possível voltar ao ventre materno depois de nascer.

Esta não é uma iniciação a uma ordem secreta, nem a nenhum clube de eleitos. É uma iniciação ao mundo real.

Opinião: Logo ao abrir O Caderno Vermelho levei com uma surpresa: pelos trabalhos que conheço do autor, e talvez por ideias já pré-concebidas minhas, esperava uma colêctanea de contos. Em vez disso, deparei-me com poesia. Um livro de poesia dividido em três partes – “Defeitos”, “Enganos” e “Esperança” –, cada uma tratada como a paragem de uma viagem e iniciada com um curto texto de orientação. Cada uma contém doze sonetos (poemas de duas quadras e dois tercetos, para aqueles que já lançaram as aulas de Português aos arbustos), abordando temas da actualidade e através dos quais se pretende uma reflexão do leitor.

É a partir daqui que as ideias e posicionamento e cada leitor afectarão mais o seu relacionamento, digamos assim, com O Caderno Vermelho. Cada poema é uma crítica a algo, a um tema que é dado de forma muito directa à reflexão, no entanto, pareceu-me reflectir demasiado uma visão utópica, quase inocente, e que focou muito mais o que de negativo há na actualidade, ou o lado negativo de determinadas características da sociedade actual, deixando o seu lado melhor obscurecido.

Notar-se-á, contudo, que só escrever estas palavras já indica ter feito aquilo a que os poemas se propõem: levar à reflexão e consciencialização do leitor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s