“Frei Luís de Sousa”, Almeida Garrett/ “Que Farei com Este Livro?”, José Saramago

frei luís de sousa

Li este jovem pela primeira vez andava no meu décimo… décimo primeiro? Algures por aí. Lembro-me de não ter gostado, de ter achado o drama um exagero, sendo particularmente ríspida com Maria, a declarar morrer “de vergonha” quando estava na cara que a rapariga era tuberculosa.

Continuo a considerar que existe um dramatismo excessivo, o qual não consigo apreciar. No entanto, a maior consciência do contexto histórico e literário, bem como a atenção aos temas tratados, levaram-me a apreciar bem mais a leitura. Desde o alerta subtil (ou não tão subtil quanto isso) da justiça que não pode haver em fazer os filhos pagarem pelos erros dos pais, até ao acto de rebelião de Manuel, demonstrando o orgulho da independência portuguesa, e passando ainda pelo paralelismo entre D. João e D. Sebastião – acredito que Garrett tenha querido alertar para as reais consequências do sebastianismo.

A prose é, de facto, linda, e não pude deixar de reparar no quanto Garrett gosta de brincar com o conceito de foreshadowing. Tantas e tão explícitas indicações havia do que estava para a acontecer, que acabei por visualizar um cartaz em letras vermelhas a simpaticamente oferecer a informação. Que falta de discrição, senhor Garrett!

Que Farei com Este Livro

José Saramago resolveu pegar na situação em torno da publicação d’Os Lusíadas – que na altura não havia vanities, mas era preciso arranjar dinheiro de qualquer maneira, uma chatice – e escrever uma peça. Foi o que fez com “este livro”, o qual é, naturalmente… “Os Lusíadas”! (Quem esperava “Frei Luís de Sousa” levante o braço)

Gostei dos diálogos, com vocabulário adequado e bendita pontuação. O simbolismo encontra-se presente por todo o lado, o leitor que se divirta a encontra-lo e tirar as suas interpretações – aqueles que gostam de o fazer, que já ouvi queixas –, e é notória a crítica (ou aviso?) ao presente através do passado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s