“fim da era da razão”, Liliana Novais/ “O Reflexo da Morte (ou da Vida) nas Janelas do Rio”, Olinda P. Gil

“fim da era da razão”, Liliana Novais: Partindo duma premissa relativamente simples – livros proibidos pelo Governo – e já muitas vezes explorada, o conto começa com uma cena natalícia, evocando a felicidade, bem-estar e proximidade familiar associados à época, possivelmente com a intenção de tornar mais dramático o aprisionamento do avô do protagonista, acusado de manter livros não registados em seu poder, sendo a partir deste momento que é desenvolvido o enredo do conto.
A narração decorre de forma repetitiva (“como… como…/sem… sem… sem”), abusando dotell e do infodump – “aconteceu isto, isto e isto, fez-se aquilo e disse-se aqueloutro”. Talvez por isso é que falhe a naturalidade nos poucos diálogos que tem.
Uma melhoria que suponho que será mais rápida de conseguir que os pontos já apontados – que demoram o seu tempo e esforço a serem aprimorados – prende-se com uma revisão no texto para corrigir pequenas falhas, como as palavras “Natal” e “Governo” que ora aparecem com minúscula, ora com maiúscula, e a pontuação, nomeadamente a má colocação das vírgulas, tendo sido a mais grave uma vírgula entre o sujeito e o verbo.
O conto pode ser lido gratuitamente aqui.
“O Reflexo da Morte (ou da Vida) nas Janelas do Rio”, Olinda P. Gil: É tarefa difícil comentar sobre o mote deste conto sem o estragar com um spoiler, mas vamos dizer que se trata de reflexões feitas ao rio Tejo, partindo do rio em si para temas mais delicados. Pessoalmente, considerei que poderia ter sido um conto lindíssimo, não fosse o uso excessivo – quase abusivo – de purple prose. Não considero o estilo referido como imediatamente errado ou mau, honestamente até gosto ou é-me indiferente – excepto quando se verifica em exagero, como foi o caso.

O conto pode ser lido gratuitamente aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s