“Pela Sombra Morrerão”, Carla Ribeiro

capa

RIBEIRO, Carla – Pela Sombra Morrerão, Lisboa, Antagonista, 2010

Sinopse: Derek Sherbourne é o último vampiro. É também uma sombra atormentada pelo passado e pela forma cruel como passou de humano influente a criatura das trevas.

Agora, a sua mente conserva uma única determinação: procurar vingança nos descendentes do ser que o transformou. E será, pois, desta forma que Elisa Northwood e a sua filha Christabel serão alvo da tenebrosa vontade do vampiro, caminhando na senda da vingança do imortal, à medida que ele próprio revive o seu passado.

Uma obra que recupera o vampiro como personagem histórico brutal e violento, quase despojado de quaisquer sentimentos e noções de humanidade.

Opinião: Uma história curta de terror cuja forma narrativa não me agradou muito, destacando a utilização repetitiva de “depois”, por exemplo, entre outras pequenas falhas que juntas disturbaram a leitura. A ideia de uma pressão psicológica como modo de instigar terror nas vítimas é boa, no entanto a razão pela qual foi feita não me convenceu: o vampiro fá-lo por vingança pelo que o seu criador lhe fez no passado, no entanto, os próprios actos cruéis do seu criador não pareceram convincentes, estando apenas lá porque era preciso um motivo para a vingança. A motivação da personagem que dá andamento ao enredo falha, assim, em consistência.

O final agradou-me pela perspectiva deixada em aberto.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s