“O Romance da Bíblia”, Deana Barroqueiro

capa

BARROQUEIRO, Deana – O Romance da Bíblia, Barreiro, Ésquilo, 2010

Sinopse: Como escreve Maria Teresa Horta no Prefácio, neste livro a odisseia das mulheres e homens do Antigo Testamento é minuciosamente recriada com «uma escrita toda ela tecida por sensualidades e cintilações audaciosamente irónicas». Esta ficção perpassa por todos os momentos do Antigo Testamento fazendo um todo, sempre com um Olhar Feminino que liberta o silêncio milenar de Eva. Uma obra única de literatura.

Opinião: Deana Barroqueiro pegou nas passagens do Antigo Testamento em que a mulher tem – ou deveria ter – um lugar de destaque e desenvolveu-as neste livro com uma escrita aprazível e sensual, pormenorizando o que já de si era uma mistura de lendas com factos e inserindo-lhes ainda um factor de ficção e de romance histórico. No conjunto, ficamos com um enredo que tanto pode ser encarado como contínuo, como um conjunto de contos, capaz de nos despertar emoções variadas – embora, por minha parte, a indignação pelo que a maioria das mulheres retratadas tinham de acatar fosse aquele que mais predominou.

Desengane-se quem espera querelas religiosas ou romances de cordel. Belas, práticas, melífluas, ciumentas, espertas, enganadoras, justas, injustas, sapientes, invejosas ou inocentes, todas estas mulheres têm em comum uma personalidade forte e vincada que se torna no centro do enredo.

Sem dúvida recomendado, mas algo que se deverá ler com calma, sem pressas ou divagações.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s