“O Chão dos Pardais”, Dulce Maria Cardoso

capa

CARDOSO, Dulce Maria – O Chão dos Pardais, Alfragide, ASA, 2009

Sinopse: Afonso é um homem muito poderoso. Inatingível. A não ser pelos anos, que passam e o envelhecem quase como a outro qualquer. Há muito que já só encontra a juventude nos corpos das amantes. Como o de Sofia, que o odeia e ama Júlio. Entretanto Alice, a mulher de Afonso, desistiu, nem sabe ela bem de quê.

Os filhos cresceram e partiram, sem partir. A filha, Clara, traduz livros inúteis e apaixona-se por Elisaveta. O filho, Manuel, é um cirurgião plástico à espera de ser julgado por negligência e entregue ao amor adiado por uma mulher longínqua com quem se encontra no ecrã do computador. A família é uma casa em ruínas. Mas tudo está perfeito na festa dos sessenta anos de Afonso.

Antes e depois dessa festa, antes e depois da tragédia que a estraga, o romance dá conta das forças que atiram umas personagens contra outras. Seja para se amarem ou para se odiarem. E, vertical, por entre todas as forças, a força da gravidade que estatela no chão os corpos que caem. Mesmo assim, parece simples ser feliz.

Opinião: O enredo, relativamente simples, desenvolve-se em torno de várias personagens que por laços familiares, amorosos, sexuais ou laborais acabam por se interligar entre si, dando a conhecer ao leitor os seus medos, esperanças, desistências, sonhos e decisões.

O foco sobre as mesmas vai diferindo conforme os capítulos, sendo que o estilo narrativo adoptado também se adequa à mudança – todos eles conseguindo uma leitura agradável e fluída.

No final, temos um romance de leitura leve e, simultaneamente, de uma profundidade tremendamente ligada à vida do dia-a-dia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s