“o amor infinito de pedro e inês”, Luis Rosa

amor infinito de pedro e inês

ROSA, Luis – o amor infinito de pedro e inês, Barcarena, Presença, 2009

Sinopse: No novo romance de Luis Rosa não é só o tema que nos deleita, pela sua força inspiradora ao narrar uma das mais trágicas paixões que a nossa memória colectiva jamais esqueceu. É também a vibração da escrita de Luis Rosa que nos faz seguir página a página, numa leitura sem quebras, dando-nos o testemunho de um escritor que sabe contar como poucos. Luis Rosa tem esse dom de transmitir as emoções, dando-lhes uma força e comunicabilidade que dir-se-ia estabelecer uma relação de cumplicidade entre autor e leitor. É como se a história estivesse a ser revivida por quem escreve e quem lê. E tudo isto sem esquecer o rigor histórico posto na investigação dos personagens, do ambiente e sobretudo da intriga que culmina na tragédia que se abateu sobre o amor infinito de Pedro e Inês.

Opinião: Mais do que o romance de Pedro e Inês, o livro revolve em torno de D. Pedro. O “episódio” de Inês apenas se destaca pelo embate que deteve na vida e acções deste.

A história é contada com uma narrativa bela, simples e agradável de ler, sem, contudo, se entrar em grandes pormenores: quem espera um romance histórico que esmiúça o enredo contado, desengane-se. Por vezes senti que nos limitávamos a roçar a ponta do iceberg, e, curiosamente, isso não me desagradou. É, simplesmente, o estilo do livro.

A facilidade de leitura e a pequenez da história – que sim, é curta, mas não por isso menos rica – levam a que a que se leia bastante rápido, deixando uma sensação de agrado. Contudo, também me parece que a minha memória sobre o mesmo será efémera, pois apesar de todos os pontos positivos mencionados, falta-lhe um certo “quê” que o faça destacar-se.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s