“Memorial do Convento”, José Saramago

capa

SARAMAGO, José – Memorial do Convento, Alfragide, Caminho, 2010

Sinopse: O romance “Memorial do Convento” contribui decisivamente para a afirmação de José Saramago como um dos mais importantes romancistas do nosso tempo. A sua prosa sedutora configura aqui um mundo assinalado por cruas realidades e sonhos a cumprir. Há a promessa de um rei, um convento a edificar, aqueles que o erguerão, um soldado maneta, uma mulher capaz de visões, um padre que sonhava voar, os autos-de-fé… A história de Baltasar e Blimunda constitui, assim, um marco na obra de José Saramago, que foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Opinião: Ainda me encontro à procura da prosa sedutora. Apesar de inicialmente morosa e exigente de atenção, a forma narrativa acaba por não ser desagradável – se ao menos colocasse aspas nos diálogos e metesse na cabeça que existe uma razão válida e lógica para colocar pontos de interrogação no final de uma pergunta. Há certas regras gramaticais que não foram feitas para serem desrespeitadas, quer se use a desculpa do “estilo do autor”, quer seja a do “é para obrigar o leitor a trabalhar”.

A crítica irónica e sarcástica sempre presente é uma das mais-valias da obra, embora por vezes o autor se perca tanto nela que se esqueça do próprio enredo, retirando-lhe assim parte da sua capacidade de consciencialização.

Em relação às personagens, considerei particularmente estimulantes a “complexidade simples” de Blimunda e a personalidade do padre cujo sonho tanta importância teve para o enredo. No entanto, considerei que também as personagens ficaram ofuscadas nas constantes críticas, realizadas com um sem-número de desenvolvimento desnecessário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s