“Já Não se Escrevem Cartas de Amor”, Mário Zambujal

capa

ZAMBUJAL, Mário – Já não se escrevem cartas de amor, Lisboa, Esfera dos Livros, 2008

Sinopse: Duarte é um jovem bon vivant, que, entre as noites glamorosas passadas no Grande Caniso Internacional do Estoril, as tardes de café no Chave D’Ouro, no Palladium ou no Martinho do Rossio e a vida boémia nas boîtes da capital, vê o seu coração ser arrebatado por uma jovem alta, esguia, loura e de sorriso luminoso, de nome Erika. Mário Zambujal transporta-nos, nesta novela de prosa clara e original, pautada de humor, imaginação e sensibilidade, numa viagem de imagens e memórias, à Lisboa dos anos 50. Uma época de apetites e excessos. De paixões e desventuras. Era um tempo em que havia tempo. Até se escreviam cartas de amor.

Opinião: Sendo pequeno, este é daqueles livros cujo design o conseguem fazer maior do que na realidade é – contas feitas, é praticamente uma noveleta, passível de ler numa assentada, mas que nem por isso se prejudica.

O enredo é simples, a forma como se encontra exposto também: a história é-nos contada pelo protagonista, através das suas memórias e pensamentos, enquanto espera pela esposa, que se atrasa de uma ida a Lisboa, e cuja identidade só é revelada no final. Todos os capítulos seguem a mesma estrutura: o protagonista refere-se a algo do seu momento actual, para seguir com as memórias da sua juventude – e romance de juventude –, passada na Lisboa dos anos 50.

Por alguma razão este livro foi uma prenda ideal para a minha avó: a leitura é agradável, não cansa, e pode ser feita sem pressas. Se por algum motivo nos esquecermos do que aconteceu anteriormente, rapidamente nos lembramos. Julgo que não foi escrito com a intenção de romance histórico ou para caracterizar uma época, contudo, transmite uma ambientação natural que o contextualiza nos anos pretendidos, e o final, conquanto esperado (eu, pelo menos, apercebi-me do que aí vinha com o modo como o antepenúltimo capítulo se encerrou), não deixa de enternecer.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s