“Destino do Universo: Avatar”, Frederico Duarte

capa

DUARTE, Frederico – Destino do Universo: Avatar, Maia, Metaphora, 2007

Sinopse: Alexandra (Alexis) é uma rapariga como qualquer outra: estudante universitária em Lisboa, com gostos comuns e uma vida sossegada. Ou assim pensava ela. De um momento para o outro a sua vida é virada do avesso. Um estranho rapaz surge na sua vida e diz-lhe que todo um mundo depende dela! E este é o início da sua saga, que a leva para uma realidade tão diferente da nossa mas ao mesmo tempo com raízes profundas na Terra. Um mundo onde a magia e criaturas míticas imperam e onde uma grande ameaça reina. A pergunta é: que tem Alexis de tão especial que a tornará a chave para a resolução do conflito naquele mundo?

Opinião: Visto que há algum tempo tenho abandonado o hábito de andar a rodear as questões com palha, e que gostaria de evitar o tempo a olhar para o pc a pensar em como escrever as coisas, vou utilizar o sempre útil método da esquematização por pontos. Em termos de goodreads, terminei a leitura com a sensação de “it was ok”. Porquê? É melhor do que outros a que dei a mesma classificação, mas infelizmente não tem o suficiente para a ultrapassar:

– encontra-se polvilhado de lugares-comuns, quer no enredo, quer nas personagens. Tal não é negativo quando o autor lhes dá a volta, mas este não foi o caso;

– a interecção entre as personagens pareceu-me demasiado forçada;

– a personagem principal é uma Mary Sue. Ora veja-se: bonita, inteligente, única e especial, aprende com extraordinária rapidez, tem um grande poder, os olhos mudam de cor (conforme as magias que utiliza), a grande maioria das personagens gosta dela e tem-na em grande consideração, é a única pessoa conhecida a voar num pegasus logo na primeira vez que o monta, e a questão da identidade dos pais biológicos.

Visto que há uma sequela, estes são pontos que espero terem sido suprimidos ou melhorados na dita, mantendo-se aqueles que mais positivamente marcam o livro, como a inclusão de várias criaturas mitológicas no universo criado, e a procura em formar um grupo de raças diversas como personagens principais, que se encaram com naturalidade apesar das diferenças evidentes.

Nota: O livro já não se encontra disponível em livrarias, incluindo online. No entanto, pode ser adquirido através do contacto com o autor, que demonstrou grande simpatia e disponibilidade, através do facebook do mesmo:

https://www.facebook.com/fredisson?ref=ts&fref=ts

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s