“A História de Diablocity”, Maria Capitão

capa

CAPITÃO, Maria – A História de Diablocity, Porto, Corpos, 2011

Sinopse: Sete amigos. O Diabo. Um cão. Um romance entre um monstro e uma rapariga. O neto do Diabo. Uma família extraterrestre. O filho do Diabo. Um romance entre um extraterrestre e uma rapariga humana.

Nada disto parece ter alguma ligação quando o rapto de quatro extraterrestres vem uni-los a todos numa história surreal à espera de ser desvendada.

Opinião: A narração abusa das mesmas palavras, tornando a leitura monótona e repetitiva – algo que de modo algum é amenizado pelo excesso de detalhes sem importância que nos são dados com demasiada frequência. Em relação aos diálogos, estes não soam naturais, retirando credibilidade.

O enredo, a caracterização das personagens, as relações entre estes e as suas reacções ainda são muitíssimo infantis. Dando uma vista de olhos por outras opiniões do goodreads, descobri que a autora tinha doze anos quando começou a escrever o livro. Não sei quantos terá agora, mas fica o conselho: o rascunho do livro deveria ter ficado de molho. Precisava de mais uns anos de experiência de leitura/escrita, e crescimento pessoal.
Nota mais positiva é que se nota que há bases para evoluir. A pressa foi, sem dúvida, o maior inimigo, e espero que entre este e o próximo haja um maior espaço de anos, dedicado à melhoria.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s